O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), incentivou na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório do Sebrae-AC, em Rio Branco, o crescimento das exportações e serviços por meio da cultura exportadora. O encontro foi promovido pelo Fórum Empresarial, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela ApexBrasil, além do Sebrae e da Grande Loja Maçônica.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, voltou a defender o fortalecimento do corredor interoceânico como trilha da internacionalização de produtos acreanos para o Peru e a China. “O aumento do número de empresas que operam no comércio exterior e a promoção do crescimento de exportações e produtos faz parte das estratégias de governo, com foco na geração de emprego e renda”, destacou.
O presidente do Fórum Empresarial, José Adriano Ribeiro, apresentou um painel sobre o panorama industrial do Acre, seguido pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, que abordou o cenário de exportações, apresentando dados do mercado mundial, nacional e regional.
André Muller, representante da ApexBrasil, abordou o mecanismo de apoio a exportação de produtos agropecuários e agroindustriais. Representando o Mapa, Victor Vilas Boas discorreu sobre requisitos legais do Brasil e dos países importadores, com foco no Peru e na Bolívia para exportação de produtos. O encontro foi encerrado com representantes das empresas Dom Porquito e Cooperacre, que compartilharam suas experiências em exportação.
O encontro sobre desafios, perspectivas de exportações dos setores agropecuário e agroindustrial antecede a agenda com os ministros do Planejamento, Simone Tebet, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na próxima terça-feira, 9, em encontro que terá como tema “Uma saída pacífica para o Brasil”, na capital acreana.
Mín. 24° Máx. 35°