Terça, 22 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Cuiabá, MT

Política SAÚDE

Mutirão transforma a vida de várzea-grandenses que esperavam há anos pelo procedimento

Com a adesão do programa Fila Zero já foram realizados 900 procedimentos oftálmicos e a ideia é zerar a fila das cirurgias.

16/04/2025 às 09h47
Por: Redação Fonte: Da Redação
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Mais de 50 pacientes participaram de um mutirão de cirurgia de catarata, realizado no Centro Médico Oftalmológico (CMO), em Várzea Grande.  A ação, realizada no último sábado (12), faz parte do programa Fila Zero, executado em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Somente neste dia, o mutirão beneficiou 50 pacientes que aguardavam há mais de três anos por uma cirurgia de catarata.

Com a adesão do programa Fila Zero já foram realizados 900 procedimentos oftálmicos e a ideia é zerar a fila das cirurgias. “O programa segue com o compromisso de garantir acesso à saúde com dignidade e respeito, promovendo mais qualidade de vida para quem tanto aguardou por esse momento”, aponta a prefeita Flávia Moretti (PL).

Entre os beneficiados está a dona de casa, Miriam Josefina Bernardes, de 71 anos, que estava na fila pela cirurgia há três anos. “Fiquei muito feliz quando soube que ia operar. Foi como um presente de Deus”, disse.

Já Rosimeire Jesus da Conceição, de 56 anos, enfrentou um verdadeiro desafio. Diabética e dedicada ao acompanhamento da saúde, ela realizou a cirurgia do olho direito no ano passado, pagando R$ 1.800,00 por conta própria devido à longa espera. “Agora, com essa cirurgia do olho esquerdo, poderei enxergar 100% e ter uma vida mais saudável. É a realização de um sonho”, afirmou emocionada.

‘Seo’ João José Guerra, de 69 anos, também celebrou a conquista. Ele operou o olho esquerdo e já tem retorno agendado para avaliar o procedimento e programar a cirurgia do olho direito. “Esperei por três anos. Já tinha perdido as esperanças, mas agora entendi que tudo tem seu tempo. Chegou a minha hora.”

Segundo o coordenador do Centro Médico Oftamológico (CMO), Vildo José Nunes, além do mutirão realizado aos sábados, as cirurgias continuam durante a semana, ocorrendo três vezes por semana, com uma média de 20 procedimentos por dia”, explica. A meta é diminuir drasticamente o tempo de espera de quem precisa voltar a enxergar com qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 21h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Qua 33°C 22°C
Qui 33°C 23°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 31°C 23°C
Dom 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias