Terça, 22 de Abril de 2025
22°

Chuvas esparsas

Cuiabá, MT

Câmara dos Deputados Câmara

Projeto muda nome de centro de pesquisa para homenagear físico brasileiro

Proposta será analisada pela Câmara

18/03/2025 às 16h57
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4628/24 , em análise na Câmara dos Deputados, muda o nome do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para Laboratório Nacional Cerqueira Leite (LNCL).

A proposta homenageia o físico brasileiro Rogério Cezar de Cerqueira Leite (1931-2024), ex-presidente de honra do Conselho de Administração do CNPEM. Pioneiro no uso de laser para estudo de materiais, Cerqueira Leite também ficou conhecido como importante incentivador da pesquisa no Brasil.

“O cientista almejava o fortalecimento da capacitação científica no Brasil, a qualificação de pessoas, a busca por soluções criativas e economicamente viáveis, inovadoras e eficazes”, disse o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor do projeto. Ele lembra ainda que o físico residia em Campinas (SP), cidade onde está instalado o CNPEM.

Atividade
O CNPEM é uma associação sem fins lucrativos que coordena quatro laboratórios nacionais de pesquisa: de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Nanotecnologia (LNNano) e de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Apesar de ser uma organização social, o CNPEM possui contrato de gestão com a União, sendo supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias