Quarta, 15 de Janeiro de 2025
24°

Tempo nublado

Cuiabá, MT

Política LIXO NAS RUAS

Secretário: Locar tem 20 dias para normalizar limpeza na Capital

Serviços foram reestabelecidos após paralisação por dívidas de mais de R$ 40 mi da gestão Emanuel

10/01/2025 às 16h22
Por: Redação Fonte: MidiaNews
Compartilhe:
O secretário de governo Ananias Filho comentou acordo com a Locar. Foto: Victor Ostetti/MidiaNews
O secretário de governo Ananias Filho comentou acordo com a Locar. Foto: Victor Ostetti/MidiaNews

O secretário Municipal de Governo, Ananias Filho, afirmou que a empresa Locar Saneamento, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, tem até o dia 30 de janeiro para normalizar os serviços.

Na última sexta-feira (3), o prefeito Abilio Brunini (PL) ameaçou romper o contrato caso a coleta, paralisada por contas de dívidas deixadas pela gestão Emanuel Pinheiro (MDB), não fosse retomada. Entre a sexta e o sábado (4) os serviços retornaram, mas os serviços ainda não estão normalizados.

“A Locar tem até o dia 30 para fazer a limpeza geral da cidade. Tem que normalizar e o prefeito Abílio foi muito incisivo ao dizer: ‘Não tenho compromisso com nenhum CNPJ e eu preciso dar uma resposta à população’”, disse Ananias em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real.

Segundo o secretário, os serviços já se intensificaram e na próxima semana chegam novos caminhões para a frota. Além disso, a Prefeitura acompanha a situação por GPS dos veículos.

“O secretário de Obras [Reginaldo Teixeira] estará reunindo com a Locar praticamente diariamente. Segundo o secretário nos repassou, os carros já estão todos com GPS e estamos acompanhando em tempo real”.

“A coleta já aumentou muito nesse momento e está chegando novos equipamentos na segunda (13) ou terça-feira (14), são mais caminhões. Na quarta-feira (15) já serão apresentados os novos equipamentos”, explicou Ananias.

Polêmicas

Recentemente, a empresa esteve envolvida em suspeitas de descarte irregular de lixo em uma área de preservação permanente (APP) nos fundos do Mercado do Porto.

Nesta quinta-feira (9), a Polícia Civil prendeu em flagrante um representante da empresa por crime ambiental. Segundo o boletim de ocorrência, a Locar estava descartando resíduos em local impróprio e funcionando sem licença.

A prestadora de serviço também revelou em dezembro que a gestão Emanuel deixou dívidas que somam R$ 42 milhões, o que causou as diversas paralisações nas atividades.

Segundo o secretário de governo, Abilio foi bem claro com a empresa. Irá pagar os serviços que forem prestados, enquanto a dívida deixada pela gestão anterior a empresa terá de entrar com os procedimentos legais na Justiça para receber.

Já sobre a revogação da taxa de lixo, Ananias garantiu que o projeto será enviado para a Câmara Municipal em 2 de fevereiro, data do retorno dos vereadores após o fim do recesso parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá, MT Atualizado às 09h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

Qui 30°C 21°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 25°C 21°C
Dom 28°C 21°C
Seg 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias